Jeep Garage  - Jeep Forum banner

Problema do motor do ventilador Grand Cherokee 2019 (?) - Sem fluxo de ar

1 reading
58K views 40 replies 27 participants last post by  xjulz143x  
#1 ·
Meu Jeep Grand Cherokee Limited 2019, com aproximadamente 70.000 milhas, tem tido um problema contínuo com fluxo de ar periodicamente reduzido ou inexistente (quente ou frio) nos últimos 3 meses ou mais (aproximadamente de novembro a janeiro). Não terei ar saindo de nenhuma ventilação, independentemente da temperatura ou da configuração do ventilador. Às vezes, quando o ar está fluindo, ele está às vezes em um nível reduzido (inferior à configuração do ventilador indicada). Não parece haver nenhum fator consistente que determine se o ar fluirá ou não, mas quando não flui, não pode ser feito fluir de nenhuma maneira que eu possa encontrar - alterar as configurações ou reiniciar o carro não faz nada. Em outros momentos, parece funcionar normalmente. Normalmente, no entanto, raramente permanecerá funcionando por mais de 15-20 minutos antes que o ar pare de soprar. Dirigir acima de 50-60 mph também pode ser um gatilho potencial. Suspeito que o problema possa ter começado em outubro (4 meses +), mas passou relativamente despercebido/ignorado até que se tornou um problema mais urgente com o início do clima de inverno precipitado da Pensilvânia ocidental. (Não ter o desembaçador do para-brisa em uma viagem de 6 horas através de chuva congelante e neve tende a ser um problema.)

Neste ponto, levei-o a duas concessionárias Jeep diferentes na esperança de corrigir o problema: a primeira substituiu o filtro de ar da cabine e atualizou o sistema de climatização, a segunda não conseguiu fazer com que o problema fosse acionado depois de dirigi-lo várias vezes por um período de 1 dia e meio (é claro que funcionou bem no dia em que o trouxe), então não tentou nenhum reparo.

Não fiz nenhuma investigação significativa por conta própria, pois esperava que encaminhar para as concessionárias fosse uma solução mais confiável. Agora, espero obter alguma orientação sobre a melhor forma de prosseguir antes de me aprofundar demais nisso.

Quando o ar não está saindo das ventilações, 'soa' como se o motor do soprador estivesse funcionando. No meu veículo anterior, um Laredo 2011, substituí os dois atuadores da porta de mistura para corrigir um problema com ar quente soprando com o ar condicionado ligado e ar frio soprando com o aquecimento, mas meu problema atual parece e soa totalmente diferente.

Do que li em vários fóruns Jeep de pessoas que têm problemas semelhantes, substituir o ventilador do motor do soprador, o módulo do resistor do motor do soprador e os relés não resolveu o problema.

(Aproximadamente na mesma época do problema do fluxo de ar, meu veículo tem experimentado uma descarga persistente na bateria que ainda não foi corretamente diagnosticada (até onde sei) - o primeiro revendedor atualizou meu rádio e o segundo substituiu minha bateria e substituiu um fusível para minhas tomadas dianteiras/console/traseiras de 12v que também pararam de funcionar recentemente (pode ter sido queimado pelo ventilador de desembaçamento do painel que fui forçado a manter ligado, cujo fusível coincidentemente eu já havia substituído:unsure:). Não sei se a descarga da bateria é causada ou de alguma forma relacionada ao problema do fluxo de ar e nenhum dos revendedores sugeriu isso de alguma forma, mas acho que vale a pena mencionar.)

Quaisquer sugestões ou tópicos relacionados com soluções seriam muito apreciados.

O problema parece ficar cada vez mais caro e inconveniente.

#3 ·
Isso foi resolvido para você? Sua situação é literalmente idêntica ao que estou lidando…
O que é descrito soa muito como o evaporador congelando por uma combinação de baixa carga de refrigerante e alta umidade. O gelo se forma nas bobinas do evaporador e bloqueia o fluxo de ar. Para testar isso, desligue o ar condicionado (apenas pressione o botão AC para desligar o ar condicionado, não ajuste ou pressione nenhum outro botão) e continue dirigindo. Se esse for o problema, o gelo geralmente derreterá e o ar começará a soprar novamente nos próximos 10 ou 15 minutos.

#5 ·
Temos o mesmo problema com o nosso 2019. São as bobinas de evaporação que congelam. O nosso Dodge Durango de 2000 costumava fazer o mesmo. Desligar o ar condicionado no botão no painel por cerca de 10 minutos resolve o problema sempre. Como isso não acontece com muita frequência no nosso Jeep, aprendemos a viver com isso. Preciso trocar o filtro de ar da cabine, mas suponho que em algum momento terei o nível de refrigerante verificado e ajustado. Espero que não tenhamos um vazamento em algum lugar...

#8 ·
Notei que o OP nunca mais voltou... mais um e pronto. Mas concordo, se isso está acontecendo com o aquecedor ligado, então o congelamento das serpentinas do evaporador não é o problema. No entanto, sei que quando o meu para de soprar por causa do que acredito ser o congelamento das serpentinas, ligar o aquecimento não inicia o fluxo de ar imediatamente; leva alguns minutos para as serpentinas descongelarem, e então sai ar quente ou frio.

Re: consumo de energia, eu ficaria curioso para saber como o OP sabia disso. A voltagem caiu no painel de instrumentos? Ou outra coisa? @kjpeak, você pode ser mais específico sobre o consumo da bateria e quais sintomas você está vendo?

#9 ·
Não acho que seja o evaporador a congelar. Está quase a temperaturas negativas onde eu vivo e acontece também com o aquecimento ligado. Literalmente não tenho outros sintomas além da falta de fluxo de ar e a bateria continua a descarregar se eu não conduzir por mais de 24 horas. Substituí a bateria depois da primeira vez que ela morreu (o alternador está a ler perfeito) e quando isso não funcionou, levei-a à concessionária. Disseram-me que a bateria não passou no teste deles, então estou a substituí-la mais uma vez (graças a Deus pela garantia). Disseram-me também que o motor do ventilador estava a falhar, então eles o substituíram, mas em vão. Ainda estou a lidar com o mesmo problema.

#28 ·
Parece funcionar bem se eu também ficar em uma velocidade mais baixa, mas assim que entro em uma rodovia, é quando começa a falhar. O sistema funciona bem e diminui gradualmente a velocidade e, em seguida, permanece consistentemente em uma velocidade baixa, quase imperceptível. Nunca para completamente.

Estou tirando a bateria amanhã e colocando uma nova. Vou carregar e testar a bateria sozinho para ver se esse é o problema.
Estou lidando com o mesmo problema agora, o calor da Flórida é intenso.

#13 ·
A resposta à pergunta de todos é o módulo/resistor do motor do ventilador. Verifique se há fusíveis e relés defeituosos, se estiverem em boas condições, mova-se sob o painel com uma luz de teste. Verifique a alimentação e os aterramentos, se estiverem bons e você ainda quiser fazer mais testes, desconecte o motor do ventilador. Os terminais serão marcados na carcaça. Aplique 12V ao ventilador, se o ventilador ligar, então você tem sua resposta. Resistor/módulo do motor do ventilador.

#14 ·
Levei meu carro de 2019 para a Firestone e eles disseram para substituir o motor do ventilador. Mas quando eu disse a eles que tinha que esperar para pagar 375,00 $. Eu o peguei e o ar condicionado e o aquecimento estavam soprando. Antes, o ar condicionado e o aquecimento estavam engatando, mas sem ventoinha soprando. Eles fizeram algo para redefinir um fusível no motor do ventilador, eu acho. Funcionou bem por 3 meses, agora hoje quebrou de novo. Esperando em 100 graus de calor. Na 2ª vez, o motor do ventilador apenas começou a clicar e morreu lentamente. Mais alguém já consertou isso?

#15 ·
Estou com o mesmo problema com o meu Grand Cherokee 2019. Tenho certeza de que é algo com o motor do ventilador. Posso bater na caixa de luvas e ele começa a ir mais rápido. Vou começar por aí e ver o que acontece. O meu faz isso em tempo frio ou quente. Parece que algo está quase impedindo o motor do ventilador às vezes.

#16 ·
Eu comecei a experimentar o mesmo problema com o meu 2019. Às vezes funciona bem, outras vezes não. É muito intermitente. Acontece com aquecimento, desembaciamento ou ar condicionado.
Eu vou ao concessionário na próxima semana para ver o que eles dizem, mas é claro que não serei capaz de reproduzir o problema então...

#17 ·
Exatamente a mesma coisa está acontecendo comigo. Fui ao concessionário, eles substituíram o motor do ventilador, ficou bom por uns 2 dias e agora voltou à merda. Eles também substituíram as duas baterias e quando fui buscá-lo, o carro estava morto e eles o mantiveram por mais uma semana porque algo estava consumindo energia, então não tenho certeza se os problemas do ventilador e da bateria andam de mãos dadas. Tenho que trazer de volta NOVAMENTE

#19 ·
2018 Jeep Grand Cheeokee Ltd. Eu estava com o mesmo problema com o ar condicionado funcionando por um momento e depois soprando ar frio intermitentemente e depois sem ar. Substituí o resistor do motor do ventilador e o ar condicionado funcionou bem por um dia, mas o problema voltou. Se alguém souber de uma solução, mesmo depois de substituir o resistor, gostaria de saber o que você fez.

#20 ·
Para a bateria não descarregar, você realmente precisa fazer um teste de consumo parasita; a Lisle fabrica um bom chicote para fazer isso facilmente. Para que a bateria não perca a carga, todos os módulos precisam ter um tempo limite. Um pode estar ligado, descarregando a bateria. Sempre há algum consumo para manter as funções de memória nos computadores, mas não deve exceder cerca de 30 miliamperes, se eu me lembro bem.
A resistência do ventilador do aquecedor parece ser a culpada. Eu tive um problema semelhante no meu antigo ZJ. O ventilador simplesmente para aleatoriamente. O que eu descobri foi uma conexão parcialmente derretida no chicote do ventilador do aquecedor. Os terminais eram muito pequenos para a carga do fluxo de corrente. A solução é contornar essa conexão usando terminais maiores.

#21 ·
A experimentar o mesmo problema agora. Grand Cherokee 2021. Substituí ambas as baterias e o resistor do motor da ventoinha. O problema voltou 1 hora depois. Próximo passo, o próprio conjunto do motor da ventoinha. Espero que isso o resolva! Manterei você informado!
Também a experimentar um zumbido ruidoso do motor consistente com a aceleração. Alguém tem isso?

#22 ·
Atualização: até agora, substituí as duas baterias, o resistor do motor do ventilador e o conjunto do motor do ventilador. Funcionou por 8 minutos no teste de estrada. Depois, perdeu o sopro de ar. NÃO é específico para ar condicionado ou aquecimento. A ventilação traseira segue o exemplo. Estou totalmente perdido. Também estou recebendo um "gemido" que segue a aceleração, começou ao mesmo tempo. Além disso, um ruído de chiado/vácuo no painel/parte traseira do motor muito tempo depois de desligar o veículo. Alguma ideia?

#23 ·
Meu Jeep Grand Cherokee Limited 2019 tem EXATAMENTE OS MESMOS sintomas. Até agora, eles substituíram a bobina/condensador do aquecedor, ambas as baterias, o alternador. Está na concessionária agora. Isso os deixa coçando a cabeça. Cerca de US$ 3.500 até agora e nada mudou. Tão frustrado. Eu amo meu Jeep. Tenho 213.000 milhas e nenhum problema importante além do desgaste normal.

#29 ·
Meu Jeep Grand Cherokee Limited 2019 tem EXATAMENTE OS MESMOS sintomas. Até agora, eles substituíram a bobina/condensador do aquecedor, ambas as baterias, o alternador. Está na concessionária agora. Eles estão coçando a cabeça. Cerca de US$ 3.500 até agora e nada mudou. Tão frustrado. Eu amo meu Jeep. Tenho 213.000 milhas e nenhum problema importante além do desgaste normal.
Você finalmente conseguiu consertá-lo?

#24 ·
Só queria dizer que lidei com o mesmo problema por 8 meses no meu '19 JGC Overland. A concessionária olhou duas vezes e nada. Definitivamente não era o soprador, pois eu podia ouvi-lo aumentar a velocidade quando ligado no nível 7. Simultaneamente, eu também estava com a bateria descarregando até precisar desesperadamente de uma partida, se não fosse ligada novamente após 8 horas. Ambas as baterias foram substituídas. Mesmo problema. Então decidi desconectar os dois terminais e embrulhá-los da bateria de partida/parada. Depois de rodar com isso por uma semana, o problema (depois de 8 meses sendo assim consistentemente) magicamente parou de acontecer. AMBOS OS PROBLEMAS. Está indo muito bem há 3 meses (tocando na madeira). Durante tudo isso, eu mesmo realizei os testes de descarga. Não consegui encontrar o problema de forma alguma, passando por TODOS os fusíveis, etc. Eu nunca tinha visto nada parecido e a concessionária ficou completamente confusa. Espero que isso ajude a espalhar essa magia para todos vocês!

#36 ·
Então, só queria dizer que lidei com o mesmo problema exato por 8 meses no meu '19 JGC Overland. A concessionária olhou duas vezes e nada. Definitivamente não era o soprador, pois eu podia ouvi-lo aumentar a velocidade quando ligado para o nível 7. Simultaneamente, eu também estava com o problema da bateria descarregando até precisar desesperadamente de uma partida, se não fosse ligada novamente após 8 horas. Ambas as baterias foram substituídas. Mesmo problema. Então eu decidi desconectar os dois terminais e embrulhá-los da bateria start/stop. Depois de rodar com isso por uma semana, o problema (depois de 8 meses sendo assim consistentemente) magicamente parou de acontecer. AMBOS OS PROBLEMAS. Está indo muito bem há 3 meses (tocando na madeira). Durante tudo isso, eu até realizei os testes de descarga sozinho. Não consegui encontrar o problema de forma alguma, passando por TODOS os fusíveis, etc. Eu nunca tinha visto nada parecido e a concessionária ficou completamente confusa. Espero que isso ajude a espalhar essa magia para todos vocês!
Estou ficando louco com isso também. O que você quer dizer quando disse que "embrulhou-os da bateria start/stop"? Troquei o resistor duas vezes e nada.

#26 ·
Tive o mesmo problema com o meu 2018. Substituí o módulo de controlo do ar condicionado e os atuadores e nada resolveu. Não pensei que o evaporador estivesse a congelar. Tenho andado a conduzir com o sistema de ar condicionado desligado, fui adicionar líquido de limpeza do para-brisas e notei que as linhas de ar condicionado para o compressor estavam congeladas. A minha bateria também já se gastou duas vezes. Após um diagnóstico rápido, descobri que a embraiagem do compressor do ar condicionado estava engatada o tempo todo, mesmo com o sistema de ar condicionado desligado. Retirei o fusível da embraiagem do compressor e ele desligou. A embraiagem do compressor permanecer engatada também explica a descarga parasita da bateria. Felizmente, onde eu moro está a ficar mais fresco, então isso me deu algum tempo para descobrir o que está a dizer à embraiagem para permanecer engatada.

#27 ·
Eu tive o mesmo problema com o meu 2018. Substituí o módulo de controle do HVAC e os atuadores e nada resolveu. Eu não achava que o evaporador estava congelando. Eu tenho dirigido com o sistema HVAC desligado, fui adicionar fluido de lavagem e notei que as linhas de ar condicionado para o compressor estavam congeladas. Eu também tive minha bateria descarregando duas vezes. Após um diagnóstico rápido, descobri que a embreagem do compressor do ar condicionado estava engatada o tempo todo, mesmo com o sistema HVAC desligado. Puxei o fusível da embreagem do compressor e ele desengatou. A embreagem do compressor permanecendo engatada também explica a descarga parasitária na bateria. Felizmente, onde eu moro está esfriando, então isso me deu algum tempo para descobrir o que está dizendo para a embreagem permanecer engatada.
O relé do compressor, que é interno ao PDC, provavelmente está travado. Se for o caso, um novo PDC será necessário.

#30 ·
O mesmo aqui, acabei de ter uma falha no meu sistema AC/AIR ao dirigir na Flórida. Parece idêntico ao post original. Desliguei o sistema para o restante da viagem de 2 horas e, quando chegamos ao nosso destino, liguei-o novamente e obtive fluxo de ar total e ar frio... Também noto o que soa como o compressor do AC fazendo ajustes constantemente, como um som de sopro enquanto dirijo ou parado. Seu sistema também faz esse barulho?

#31 ·
O mesmo aqui, o meu sistema AC/AIR acabou de falhar a conduzir na Flórida. Soa idêntico ao post original. Desliguei o sistema para o resto da viagem de 2 horas, e quando chegámos ao nosso destino, voltei a ligá-lo e obtive fluxo de ar total e ar frio... Também noto o que soa como o compressor do AC a fazer constantemente ajustes, como um som de sopro enquanto conduz ou parado. O seu sistema também faz esse barulho?
Isso soa como uma carga baixa do sistema. Eu faria com que fosse verificado.

#32 ·
Os mesmos problemas aqui...Grand Cherokee 2019...o ventilador falhou duas horas após o início de uma viagem, começou a funcionar bem na noite passada/esta manhã. Hoje, ele parou novamente em uma longa viagem para casa...o carro ficou desligado por duas horas, acabei de ir verificar e parece estar soprando agora, embora não com força total...parece ser um problema bastante comum, pelo que ouvi.

#33 ·
Adicione-me à lista ('18 TH 97k milhas). Como o OP, também estou na Pensilvânia Ocidental e isso não poderia ter acontecido em pior hora, pois estamos agora em temperaturas de 20*/30*.

Antes de realmente morrer assim hoje, notei que os ventiladores demoravam mais para ligar - talvez até um ou dois minutos - mas pelo menos eu tinha aquecimento. Também notei que o HVAC não tem sido tão silencioso ultimamente, o que parecia ser o ventilador, mas atribuí isso a altas milhas e consegui viver com isso, pois basicamente soava como um ventilador de um carro construído no início dos anos 00 ou algo assim.

Não tenho certeza se esses detalhes podem ajudar alguém no futuro. Tentarei encontrar uma solução o mais rápido possível; no mínimo, ter um pouco de aquecimento e desembaçador.