Jeep Garage  - Jeep Forum banner

Código da luz do motor ligado/desligado P0456 - Fuga do sistema Evap - SOS

10 reading
200K views 27 replies 19 participants last post by  james.meyer2098  
#1 ·
Bom dia a todos!

Espero estar postando no tópico certo.

Tenho recebido uma luz do motor no meu Jeep Grand Cherokee Laredo 4WD 14'. A luz do motor permanece acesa, mas desliga após alguns dias.

As duas últimas vezes que fui e mandei ler, está voltando como código: P0456 - vazamento do sistema de emissão evaporativa. O que significa este código se eu não tiver uma tampa de gás e tiver um tanque sem tampa?

A Jeep fez um teste de fumaça e não conseguiu detectar um vazamento. Alguém já teve esse problema e pode me dar alguma ideia do que pode ser e um possível custo? Estou me perguntando se talvez um fio de algum tipo no sensor está solto...

Muito obrigado!

NAS
 
#2 ·
Bom dia a todos!

Espero estar postando no tópico certo.

Tenho uma luz do motor acesa no meu Jeep Grand Cherokee Laredo 4WD 14'. A luz do motor permanece acesa, mas desliga após alguns dias.

Nas últimas duas vezes que fui e mandei ler, está voltando como código: P0456 - vazamento do sistema de emissão evaporativa. O que esse código significa se eu não tiver uma tampa de combustível e tiver um tanque sem tampa?

A Jeep fez um teste de fumaça e não conseguiu detectar um vazamento. Alguém já teve esse problema e alguém pode me dar uma ideia do que pode ser e um possível custo? Estou me perguntando se talvez um fio de algum tipo no sensor está solto...

Muito obrigado!

NAS
Olá NAS,

Se você decidir visitar seu revendedor Jeep e precisar de uma camada adicional de assistência ao trabalhar com eles, avise-nos. Estamos disponíveis via mensagem direta e teremos prazer em ajudar.

Jasmine
Especialista em Atendimento Social da Jeep
 
#3 · (Edited)
Significa exatamente o que o código diz. O PCM detectou que há um vazamento em algum lugar dentro do sistema EVAP. Ele está liberando vapores de combustível não medidos na atmosfera e em algum lugar... está irritando uma ou duas árvores.

Só porque é um sistema sem tampa, não exclui componentes do gargalo de enchimento vazando ou não vedando intermitentemente. O monitor do sistema EVAP "autotesta" a cada poucos ciclos de chave, daí o MIL intermitente. É bastante comum que a bomba de detecção de vazamentos (monitor de integridade) desenvolva um vazamento ou falhe internamente (daí não haver fumaça visível). Fora isso, você tem vários outros componentes do sistema EVAP que podem vazar, como mangueiras, conexões, vedações, tanque de combustível, sensor de pressão do tanque, canister de carvão ativado, solenóide de purga, solenóide de ventilação, até a válvula Schrader na porta de serviço EVAP. Geralmente, se os solenóides de purga ou ventilação falharem internamente, você receberá um código diferente.

Quanto combustível havia no tanque quando o veículo foi testado com fumaça?
 
  • Like
Reactions: nas08
#6 ·
Significa exatamente o que o código diz. O PCM detectou que há um vazamento em algum lugar dentro do sistema EVAP. Ele está liberando vapores de combustível não medidos na atmosfera e em algum lugar... está irritando uma ou duas árvores.

Só porque é um sistema sem tampa, não exclui componentes do gargalo de enchimento vazando ou não vedando intermitentemente. O monitor do sistema EVAP "autotesta" a cada poucos ciclos de chave, daí o MIL intermitente. É bastante comum que a própria bomba de detecção de vazamento (monitor de integridade) desenvolva um vazamento ou falhe internamente (daí não haver fumaça visível). Fora isso, você tem vários outros componentes do sistema EVAP que podem vazar, como mangueiras, conexões, vedações, tanque de combustível, sensor de pressão do tanque, canister de carvão ativado, solenóide de purga, solenóide de ventilação, até a válvula Schrader na porta de serviço EVAP. Geralmente, se os solenóides de purga ou ventilação falharem internamente, você receberá um código diferente.

Quanto combustível havia no tanque quando o veículo foi testado com fumaça?
O tanque estava cheio, também fiz o teste de fumaça com cerca de um quarto...

desculpe pela resposta tardia.
 
#5 ·
Estou de volta. Então eu o enviei de volta para a concessionária. Ele foi para 2 concessionárias Jeep e eles disseram que não há vazamento ativo. No entanto, a loja está armazenada e está ligando? Isso não faz sentido... Eu dirigi meu carro por mais de 500 milhas sem que a luz fosse redefinida. Eles fizeram alguns testes de fumaça... da frente e da traseira...
 
#7 ·
Parece que uma reprogramação do PCM pode estar em seu futuro próximo. Peça ao revendedor para verificar se a versão do software está atualizada.
 

Attachments

  • Like
Reactions: nas08
#8 ·
Esse código é para um pequeno vazamento. É um vazamento muito pequeno. Eu já recebi esse código em quase todos os veículos que tive. E nunca consegui encontrar uma razão e, para mim, eles sempre desapareceram sozinhos ou eu os limpei. Embora às vezes eles permaneçam por alguns dias, mesmo depois de limpos, por alguma razão. Em um carro, a luz acendia a cada 3 meses. Limpe-o e tudo ficava bom por mais 3 meses. Se fosse um vazamento significativo, não acho que ele ficaria limpo por tanto tempo. Suspeito que o governo tornou o nível de detecção tão baixo que é irracional e acaba definindo esse código quando não há um problema real... o que dificulta a identificação do problema.
 
#9 ·
O teste de emissões EVAP faz parte do OBDII exigido pelo governo. O veículo tem que testar todo o seu equipamento de emissões e definir um CEL para fazer com que o proprietário o repare, se algum dos equipamentos de emissões falhar no teste.

A gasolina evapora, os vapores de gasolina bruta contribuem muito para o ozônio em nível do solo e a poluição. Portanto, existe um sistema para capturar todos os vapores do sistema de combustível e evitar que sejam liberados na atmosfera, em vez disso, são armazenados em um recipiente de carvão para serem liberados no motor para serem queimados.

Seu sistema está falhando no teste, pelo menos como o PCM vê, e, portanto, acendendo a luz.

Duas coisas;
Primeiro, o Padrão Federal Mandatório é muito rigoroso, na minha opinião, é algo semelhante à perda equivalente a um buraco de 2 mícrons. Portanto, os fabricantes têm que criar um teste para encontrar um vazamento tão pequeno. E o problema é que um vazamento tão pequeno é virtualmente nenhum vazamento, então você acaba com a armadilha em que o sistema acha que está vazando, mas ninguém consegue encontrar o vazamento, então você tem que viver com a luz.

Segundo, o PCM apenas sabe que o sistema falhou no teste, ele não sabe se o sistema está realmente vazando ou não. O equipamento de teste, o ESIM ou Monitor de Integridade que realmente realiza o teste, pode estar fora de calibração ou com defeito e, portanto, detectar um vazamento que não existe. Talvez substituí-lo possa resolver o problema.

Como alguém mencionou anteriormente, este código está dizendo que há um pequeno vazamento no sistema de evaporação. Na pior das hipóteses, você está liberando a menor quantidade de vapores de gasolina, isso não está prejudicando o veículo e provavelmente não está prejudicando o meio ambiente. Pergunte a si mesmo, se eles não conseguem encontrar o vazamento com um teste de fumaça, quantos vapores de gasolina poderiam realmente estar vazando? Mas a Fed estabeleceu um padrão para o sistema acender avisos de vazamentos tão pequenos que não podem ser encontrados, deixando você no learch.....

Também tenha em mente que a partida remota geralmente se desativa sempre que um CEL está ligado. Usar um scanner OBDII para redefinir o CEL resultará na reinicialização do teste de emissões. Ele realiza o teste Evap apenas quando certas condições são atendidas, mas isso se resume a, ele não testará o Evap imediatamente, levará alguns dias a algumas semanas antes de realizar o teste novamente. Portanto, você não saberá se uma tentativa de reparo funcionou até alguns dias ou semanas, até que a luz volte a acender ou não.
 
#11 ·
O código P0456 (vazamento EVAP muito pequeno) foi causado pela válvula de purga EVAP no meu JGC Overland 2015, peça de $20 (P/N CP796). Depois de substituir o sensor de vazamento e o anel de vedação como a web sugeriu, não resolveu o problema. O teste de fumaça também não mostrou nenhum problema. O pós-morte da válvula antiga mostra que a vedação de borracha estava coberta com poeira de carvão, impedindo uma boa vedação, permitindo assim um pequeno vazamento. Testei o solenóide com 12v, funciona bem, ouço-o clicando. Soprar no lado 'CAN' com a voltagem desligada provou que a válvula antiga não estava vedando corretamente, o ar conseguia passar. Desmontei, encontrei muita poeira de carvão ao redor da vedação de borracha. Limpei com álcool e colei de volta com super cola. O reteste mostra que a válvula antiga funciona bem.
 
#28 ·
O código P0456 (vazamento EVAP muito pequeno) foi causado pela válvula de purga EVAP no meu JGC Overland 2015, peça de $20 (P/N CP796). Após substituir o sensor de vazamento e o o-ring como a web sugeriu, não resolveu o problema. O teste de fumaça também não mostrou nenhum problema. A análise post-mortem da válvula antiga mostra que a vedação de borracha estava coberta de poeira de carvão, impedindo uma boa vedação, permitindo assim um pequeno vazamento. Testei o solenóide com 12v, funciona bem, ouve-se o clique. Soprando no lado 'CAN' com a voltagem desligada provou que a válvula antiga não estava vedando corretamente, o ar conseguia passar. Desmontei-a, encontrei muita poeira de carvão ao redor da vedação de borracha. Limpei-a com álcool isopropílico e colei-a de volta com super cola. O reteste mostra que a válvula antiga funciona bem.
Essa é a válvula de ventilação... não a válvula de purga.
 
#12 ·
Isso acontece quando o tanque é enchido em excesso regularmente e o combustível bruto vaza para o canister de carvão ativado. Depois que a bomba de combustível desliga ao reabastecer, não tente adicionar mais combustível. Por alguma razão, as pessoas tentam adicionar combustível até que o valor em dólares na bomba seja um valor par.
 
#14 ·
Eu tive o erro de "vazamento de evaporação muito pequeno" e depois de algumas semanas ele desapareceu. Parece que aparece em todos os carros que possuo, mais cedo ou mais tarde. Na maioria das vezes é uma tampa de combustível ruim, mas nesses sistemas sem tampa, obviamente, não é isso.
 
#15 ·
Este parece ser o tópico certo. Se não for, peço desculpas. Meu Jeep GC Overland 2013 tem apresentado o código P0456. Tampa de combustível substituída. ESIM e junta substituídos. Ainda exibindo o código. Verifiquei a válvula de purga e parece que falta um clipe. Imagem anexada.
223211
Se o clipe estiver faltando, isso causaria o código? Obrigado por qualquer ajuda.
 
#16 ·
Confira meu tópico sobre isso. Espero que seja útil:

 
#17 ·
Com certeza. A forma como o sistema funciona é que, de tempos em tempos, ele realiza um autoteste de vazamento. A válvula de purga fecha e o vácuo é puxado para o sistema. Um sensor de pressão verifica a pressão no sistema durante a duração da válvula de purga fechada. Se o vácuo for perdido, ele lança o código. Quaisquer vazamentos em mangueiras ou conexões causarão perda de vácuo durante o ciclo de autoteste. Eu tive a mesma coisa no Nissan Rogue da minha filha e era uma válvula de purga pegajosa. Isso causaria perda de vácuo durante o ciclo de teste. Eles o tinham montado atrás da roda traseira direita e era propenso à corrosão por sujeira e água sendo chutada de volta do pneu.
 
#18 ·
Bom dia a todos!

Espero estar postando no tópico certo.

Tenho recebido uma luz do motor no meu Jeep Grand Cherokee Laredo 4WD 14'. A luz do motor permanece acesa, mas desliga após alguns dias.

Nas últimas duas vezes que fui e mandei ler, está voltando como código: P0456 - vazamento do sistema de emissão evaporativa. O que esse código significa se eu não tiver uma tampa de gás e tiver um tanque sem tampa?

A Jeep fez um teste de fumaça e não conseguiu detectar um vazamento. Alguém já teve esse problema e pode me dar uma ideia do que pode ser e um possível custo? Estou me perguntando se talvez um fio de algum tipo no sensor está solto...

Muito obrigado!

NAS


Eu sei que estou atrasado, mas você conseguiu descobrir isso? Estou com o mesmo problema, mas algumas semanas atrás fui um pouco rude ao puxar o bico de gás e, desde então, não houve uma vedação firme.
 
#20 ·
Em 22 de agosto (agora é abril de 23), a luz de verificação do motor acende. Laranja sólido. Um dia, quando tenho tempo, passo na concessionária. O cara conecta seu dispositivo, executa um código, diz que é um vazamento de pressão em algum lugar na linha de combustível. Diz que pode acontecer após o abastecimento. Enfia o dedo na aba de gás (sem tampa). Limpa o código. Diz que o problema não afetará a dirigibilidade. Deve estar tudo bem, mas se a luz voltar a acender, marque uma consulta e leve-o para que eles façam um teste de fumaça para determinar onde está o vazamento.

A luz fica apagada por alguns dias, volta a acender. Não penso em nada. Avançando alguns dias, estou colocando gasolina. Dia claro e ensolarado. Ouço algo que parece chuva. Olho para baixo - gasolina jorrando - foto abaixo. Paro de bombear - o vazamento para. Seca. O tanque absorveu bastante gasolina. Levei para casa, o tanque não passou de cheio para vazio ou algo louco - operou normalmente, sem vazamentos contínuos. Eu substituo esta peça, me perguntando por que diabos existe uma mangueira de borracha como essa, completamente exposta, que é suscetível a rachaduras e vazamentos como este? Que tipo de engenharia é essa? De qualquer forma - não há mais vazamento de gasolina ao bombear, mas a CEL está acesa. A inspeção deste mês é devida, então vou e volto com a concessionária para limpar o P0455 e o P0456, eles até agora substituíram a mangueira de purga, a válvula de purga, o canister e a vedação. CEL está, até agora, apagada. Mas ainda preciso dirigir cerca de 160 milhas antes de poder voltar para emissões e adesivos, então veremos. Eu realmente gostaria de ter visto este tópico antes de gastar cerca de US$ 800 com essa bobagem.
 
#21 ·
Meu código P0456 está voltando agora como um código permanente. Eu o consertei na concessionária🙃 o que eu faço agora!? Já voltei 3 vezes! Indo para a 4ª vez, não consigo passar na inspeção veicular! Algum conselho?
 
#22 ·
Aqui está a história do meu Jeep Grand Cherokee Overland 2014 e como finalmente descobri com um teste de fumaça.
Tive uma falha na bomba de combustível em junho de 2024, o que causou um transbordamento na área de entrada sem tampa de combustível. Achei que o odor de gasolina era o problema. Não era. Comecei a receber códigos P0456 10 dias depois e mais 2 depois de 2 meses. Meu OBDII me deu a mesma informação, cada vez. Decidi descobrir e consertar o problema sozinho. Todos os vídeos do YouTube sugeriram que eu substituísse o detector ESIM perto da entrada de combustível acima do pneu LR atrás do revestimento da roda. Esta foi a causa mais provável. Esta peça custou apenas US$ 40 na Auto Zone.....e US$ 80 na MOPAR. Peguei o ESIM e instalei em 30 minutos. Infelizmente, recebi o mesmo código mais 3 vezes até o final de outubro de 2024.

Então, e agora? Deve haver algum outro lugar no sistema EVAC que está vazando ou falhando. Então, acabei de fazer um teste de fumaça na minha oficina mecânica local (US$ 250). Isso coloca pressão de fumaça branca no sistema EVAC, incluindo o compartimento do motor. Com certeza, pequenas rajadas de fumaça branca apareceram em uma mangueira longa chamada mangueira de purga, que recicla vapores para os cilindros para combustão. Rachaduras horríveis verticais e horizontais onde a extremidade de borracha se encaixa na entrada de purga. Tenho certeza de que era isso. A nova mangueira de purga para o 2014 é MOPAR Part # 68189075AE....e APENAS US$ 50! Ou ainda mais barato, basta selar a rachadura com Gorilla Glue! Solução de 5 centavos. O ESIM também é uma boa coisa para substituir a cada 10 anos ou mais. Eles ficam sujos rapidamente. Espero que meu P0456 desapareça permanentemente agora, mas sempre posso fazer um reset. Acho que ele conta 20 instâncias deste pequeno vazamento antes de codificar na luz indicadora.

Roger
 
#23 ·
Bom dia a todos!

Espero estar postando no tópico certo.

Tenho uma luz do motor acesa no meu Jeep Grand Cherokee Laredo 4WD 14'. A luz do motor permanece acesa, mas desliga após alguns dias.

As duas últimas vezes que fui e mandei ler, voltou como código: P0456 - vazamento do sistema de emissão evaporativa. O que esse código significa se eu não tiver uma tampa de gás e tiver um tanque sem tampa?

A Jeep fez um teste de fumaça e não conseguiu detectar um vazamento. Alguém já teve esse problema e pode me dar uma ideia do que pode ser e um possível custo? Estou me perguntando se talvez um fio de algum tipo no sensor está solto...

Muito obrigado!

NAS
Estou com o mesmo problema no meu Jeep Grand Cherokee 2014
 
#25 ·
Bom dia a todos!

Espero estar postando no tópico certo.

Tenho recebido uma luz do motor no meu Jeep Grand Cherokee Laredo 4WD 14'. A luz do motor permanece acesa, mas desliga após alguns dias.

A última vez que fui ler, voltou como código: P0456 - vazamento do sistema de emissão evaporativa. O que esse código significa se eu não tiver uma tampa de gás e tiver um tanque sem tampa?

A Jeep fez um teste de fumaça e não conseguiu detectar um vazamento. Alguém já teve esse problema e pode me dar uma ideia do que pode ser e um possível custo? Estou me perguntando se talvez um fio de algum tipo no sensor está solto...

Muito obrigado!

NAS
O código PO455 apareceu no meu Grand Cherokee 2011 e meu leitor indica que não é um vazamento grave - Pelo que li aqui, os códigos PO 456 e PO 457 aparecem com vazamentos mais graves - Alguém mais chegou a essa conclusão? KD